Com que frequência dar banho em seu cachorro? Quantos banhos o seu cão pode tomar?

Para muitos novos tutores de cães, pode ser difícil determinar com que frequência você deve dar banho em seu cachorro. A verdade é que a resposta depende de muitas coisas. Confira algumas delas abaixo.

O cachorro mora em um apartamento ou no pátio?

Ela está dormindo na sua cama? Se o seu animal mora com você em casa, além disso, se ele dorme na sua cama, então muito provavelmente você o lavará com bastante frequência, é claro, tudo também dependerá da raça do animal.

Como regra, a regularidade dos banhos podem ser de uma vez por semana a uma vez por mês. Alguns estão convencidos de que banhos tão frequentes não são inteiramente benéficos para um amigo de quatro patas. Mas se o cachorro estiver sentado no sofá ou na cama, você provavelmente não vai querer que ele fique sujo.

Talvez o pelo fique um pouco mais seco, mas o animal vai estar limpo e cheirar bem, vai ser gostoso de acariciar!

Qual é a raça do seu cachorro?

Pelo de cachorro grosso é muito melhor para repelir sujeira do que macio. Cães com pelagem grossa, como Shelties (Pastor-de-shetland), podem ser banhados uma vez por mês, mas com pelagem macia, como Yorkshires, terá que tomar banho uma vez por semana. Não se esqueça que um cão limpo sempre se sente feliz!

Com que frequência dar banho em seu cachorro
Frequência que você deve dar banho em seu cachorro

Alguém na sua família tem alergia a cães?

Se entre os membros da sua família existem pessoas que sofrem de alergia a cães , então você precisa dar banho no animal com mais frequência. Segundo resultados de estudos americanos, a lavagem regular de um cão pode remover a caspa, que se acumula abundantemente na pelagem do animal.

A maioria das pessoas que sofrem de alergias a cães e raramente os lava apresentam várias complicações alérgicas.

Confira também: 8 Causas da caspa em cachorro e como se livrar dela

Como seu cachorro está gastando seu tempo?

Você anda com seu animal de estimação no parque? Você deixa o animal brincar na areia, ou talvez seu cachorro adore correr em poças, rolar na grama ou apenas se balançar na poeira?

Se o seu cão está se desenvolvendo normalmente, então, provavelmente, pelo menos uma das ações acima ele faz, e com bastante frequência! Isso significa que você precisa lavar seu cão com frequência! Sua pelagem ficará um pouco mais seca, mas será limpa e cheirosa, e acariciar um animal limpo é muito mais agradável do que um cachorro com pelo sujo e oleoso.

Seu animal de estimação sofre de coceira na pele?

Ao contrário dos humanos, que são capazes de absorver a maioria dos alérgenos encontrados no ambiente através do nariz e da boca, os cães o fazem através da pele. Em outras palavras, é a pele do cachorro que absorve todos os alérgenos! O banho todas as semanas removerá eficaz e prontamente todos os alérgenos antes que eles entrem no corpo do animal através da pele.

Conclusão sobre a frequência que você deve dar banho em seu cachorro

Resumindo, podemos dizer que é necessário dar banho no cão aproximadamente uma vez a cada 1-4 semanas, dependendo das circunstâncias mencionadas acima. No entanto, lembre-se de usar um xampu e um condicionador especiais para cães. Você não pode lavar seu cachorro com seu próprio shampoo!