Como escovar os dentes do cachorro

Por que um cachorro deve escovar os dentes e como escovar os dentes do cachorro? Cuidar dos dentes do seu animal é a melhor maneira de prevenir doenças dentais e também é uma ótima maneira de evitar o mau hálito. A saúde bucal é uma condição importante para o estado geral do animal, pois dentes ruins podem levar a outras doenças perigosas! A limpeza dos dentes pode ser feita em casa ou com a ajuda de um profissional. Mas a limpeza deve ser regular, então é improvável que você possa visitar o seu veterinário com tanta frequência.

Posso escovar os dentes do meu cachorro sozinho?

Nem todos os cães permitem que seus dentes sejam escovados. Portanto, é muito importante ensinar seu animal de estimação a escovar os dentes desde cedo. Este procedimento deve fazer parte da rotina diária regular do animal. No entanto, um cão adulto também pode ser treinado para esse procedimento higiênico.

A escovagem dos dentes deve ser feita lentamente e com muito cuidado. Certifique-se de que seu cachorro não morde você. Se você perceber que seu animal de estimação é totalmente contra a escovação dos dentes, é melhor entrar em contato com o seu veterinário. Ele pode aconselhar você a usar um método alternativo de limpeza dos dentes e de toda a boca.

Como alternativa, você pode considerar o uso de uma variedade de enxaguatórios bucais. Eles agora estão disponíveis como aditivos para água ou alimentos para animais de estimação. Frequentemente, medicamentos especiais também são usados, mas seu uso requer o conselho de um veterinário. Afinal, qualquer medicamento pode causar indigestão.

Como escovar os dentes do cachorro
Como escovar os dentes do cachorro

Escova e pasta de dentes para cães

Antes de escovar os dentes do seu cão, você precisará de alguns suprimentos. Nunca use pasta de dente comum que você mesmo usa! Isso pode levar a sérios problemas de saúde para seu animal de estimação. É necessário usar apenas cremes dentais especiais para cães . É importante escolher uma pasta que o animal goste em termos de cheiro e sabor. Assim como a pasta de dente, uma escova de dente deve ser específica para o cão. Ele pode ser comprado em qualquer loja de animais ou no seu veterinário.

Como escovar os dentes do cachorro em casa?

Algumas dicas úteis:

  • A placa se transforma em tártaro em 24-48 horas. Portanto, é importante escovar os dentes do seu cão diariamente.
  • É melhor escovar os dentes do seu cão ao mesmo tempo que os escova . Isso ajudará a agilizar a rotina diária do seu animal de estimação.
  • Antes de começar a ensinar seu cão a escovar os dentes, peça ao veterinário para lhe mostrar várias maneiras de fazer isso.

Procedimento para escovar os dentes de um cão:

Antes de iniciar o procedimento, coloque um pouco de pasta de dente na escova. Deixe seu animal de estimação provar. Em seguida, levante ligeiramente o lábio do seu animal e comece lentamente a escovar a parte externa dos dentes e gengivas. Preste atenção especial aos dentes de trás, no entanto, os cães nem sempre permitem isso. É necessário escovar os dentes primeiro de um lado da boca e depois do outro. Se o cão for teimoso, tente interromper o procedimento, mas continue um pouco mais tarde. Com o tempo, seu animal de estimação se acostumará a essa atividade útil.

É melhor treinar seu cão para escovar os dentes sem usar uma escova de dentes. Em vez disso, você pode usar o dedo. Quando o animal se acostumar um pouco, você pode passar para a escova. Ao usar uma escova de dentes, nunca pressione com força os dentes e as gengivas. É necessário escovar suavemente, sem muito esforço, os dentes de um lado e depois do outro. Nos estágios iniciais, você não deve tentar escovar os dentes de trás. Isso pode ser feito quando o animal está acostumado a escovar.