Cachorro pode comer batata? 04 benefícios para a saúde de seu cão

Não é segredo que as batatas são um dos alimentos mais populares na cultura ocidental. Mas cachorro pode comer batatas e as batatas são seguras para os cães? Existem benefícios ou algum efeito colateral em alimentar seus cães com elas? Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber.

Se você está se perguntando: “Cachorro pode comer batata?” A resposta curta é sim – os cães podem comer, mas os donos de animais devem saber um pouco mais a respeito disso.

Na verdade, as batatas, ricas em carboidratos, podem ser encontradas em muitos pratos e em muitas comidas para cães. Mas as batatas são realmente necessárias na dieta de um cachorro?

Mas afinal, cachorro pode comer batata?

Cachorro-pode-comer-batata-doce
Sim, é seguro, seu cachorro pode comer batata tranquilamente.

Os cães são onívoros e não precisam de muitos carboidratos em sua dieta. Portanto, as batatas devem ser fornecidas de modo ocasional e não como alimento recorrente do seu cão.

Batatas também são normalmente usadas como fonte de fibra dietética em muitas marcas de alimentos para cães.

É melhor dar a seus cães batatas cozidas em vez de cruas, assadas ou fritas. Não de Fast food para o seu cão.

Alguns dos minerais e vitaminas de batata mais saudáveis

  • Ferro
  • Potássio
  • Vitamina A
  • Vitamina B
  • Vitamina C

Esses minerais e vitaminas são os principais motivos pelos quais alimentar cães com batatas cozidas pode ser uma boa ideia, se você fizer isso com moderação. Vamos discutir os benefícios para a saúde.

4 benefícios para a saúde de seus cães

A batata não é apenas segura para cães, mas pode fornecer uma série de benefícios para a saúde quando alimentada com moderação como parte de uma dieta bem saudável e balanceada. São elas:

  • A vitamina B6 ajuda na formação dos glóbulos vermelhos – Batatas são uma boa fonte de vitamina B6 (piridoxina). A vitamina B6 é uma classe de vitaminas B responsável pela formação de glóbulos vermelhos em humanos e cães. A deficiência de vitamina B6 em cães pode levar a vários problemas de saúde.
  • A vitamina C fortalece e melhora o sistema imunológico – Batatas também são ricas em vitamina C. Como uma vitamina solúvel em água, a vitamina C promove a função dos glóbulos brancos, o que fortalece o sistema imunológico do seu cão. Fornecer vitamina C suficiente em sua dieta tem muitos outros benefícios.
  • Batatas contêm ferro para o funcionamento saudável do corpo – contém uma pequena quantidade de ferro. Certas enzimas no corpo do cão requerem ferro para realizar suas funções. O ferro também é necessário para a formação da hemoglobina, a molécula de glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio. Isso é importante para o bem-estar geral do cão, mas também é importante não exagerar na ingestão de ferro do cão.
  • A batata contém potássio, um mineral essencial – apoia a função dos vasos sanguíneos do corpo do cão, substitui os eletrólitos perdidos e melhora o desenvolvimento da musculatura do cão.
Cachorro pode comer batata? 04 benefícios para a saúde de seus cães

3 possíveis efeitos colaterais para cachorros

Batatas não causam efeitos colaterais, desde que não sejam ingeridas em quantidades muito grandes.

Como falado acima, as batatas são seguras para cães, com moderação, é claro. Se você fizer da batata um alimento diário na dieta do seu cão, as seguintes doenças podem se desenvolver.

  1. Obesidade – Batatas são relativamente ricas em calorias e muito ricas em carboidratos. Adicionar muitos carboidratos complexos com alto teor de amido, como batatas, à dieta de um cão é uma das principais causas de ganho de peso em cães. 
  2. Pancreatite – Uma dieta rica em carboidratos pode levar a doenças como pancreatite ou inflamação do pâncreas em cães. O pâncreas torna-se incapaz de quebrar o sódio e as gorduras e geralmente funciona normalmente. Os cães com pancreatite sofrem de dor e desconforto. 
  3. Diabetes – O diabetes em cães está intimamente relacionado à obesidade. O corpo do cão reconhece os carboidratos como açúcares e os armazena como gordura. Os carboidratos, tanto simples quanto complexos, podem causar estragos na glicose sanguínea de um cão, levando a doenças como diabetes canina. 

Cachorro pode comer batata doce?

Sim, cachorro pode comer batata doce assim como a batata inglesa. A batata-doce é uma excelente fonte de fibra alimentar, o que ajuda o sistema digestivo a funcionar de forma mais eficaz. Comer fibra regularmente reduz o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

É por isso que elas são uma fonte popular de carboidratos em rações comerciais para cães. A batata-doce também tem baixo teor de gordura e é rica em vitaminas A, B6, C, cálcio, potássio e ferro.

Mais sobre batatas para cães

Como visto anteriormente, seu cachorro pode comer batata, desde que não seja alimentado com quantidades excessivas, é perfeitamente seguro dar-lhes batatas cozidas. No entanto, os donos devem manter algumas coisas em mente:

Batatas cruas são outra coisa, pois podem ser tóxicas 

Além disso, folhas, caules ou cascas de batata não devem ser dados ao cachorro porque contêm um veneno chamado solanina.

Abaixo estão os efeitos colaterais que ao ingerir o veneno seu cão pode sentir:

  • Visão embaçada
  • Frequência cardíaca lenta
  • Dor de estômago
  • Indigestão

Os donos de animais que plantam batatas devem ter um cuidado especial. Fique de olho no seu cão se ele estiver perto da sua horta e certifique-se de deixa-las fora do alcance do seu cão na cozinha.

Não os alimente com batatas processadas e fritas

Batatas cozidas são boas em pequenas quantidades, mas as batatas na forma de alimentos não saudáveis não são. Sal, temperos, condimentos e óleos não são adequados para cães.

Nunca alimente seu cão com nenhum destes alimentos não saudáveis:

  • Batatas fritas
  • Batatas recheadas (manteiga, queijo)
  • Chips (tipo pringles ou ruffles)
  • Tortas de batata

Esses alimentos podem incomodar o estômago do seu cão e, se alimentados em grandes quantidades por um longo período de tempo, podem levar ao ganho de peso, diversas doenças e até mesmo a morte.

Fonte